oie! estou de volta após MUITO TEMPO. perdão. mas agora estou de volta para comentar polêmicas tenisticas! mais especificamente, wtaenisticas, me desculpe, eu não poderia ligar menos pra tenistos.
vamos nos situar. ontem, dia 7 de junho de 2025, coco gauff ganhou seu primeiro título de roland garros em uma vitória contra a n. 1 do mundo aryna sabalenka, e de virada! foi horrível, meu deus, ugly tennis! ugly tennis! todos sabem que a coco tem um tênis feio – talvez os americanos finjam que não – e é exatamente daí que surgem as polêmicas.

na coletiva de imprensa pós-derrota, aryna sabalenka foi muito aryna sabalenka e resolveu agir como se ela não tivesse assessoria. falou horrores, cometeu sincericídios continuamente e agora está sendo massacrada porque há muitos americanos na internet. vamos ver:
if iga would win me the other day, I think she would go out today and she would get the win. – aryna sabalenka
mentiu? não sei, nunca saberemos, já que a iga não jogou a final deste ano. se a iga tivesse jogado hoje, teria sido melhor do que na semifinal? provavelmente, a ventania e o teto da quadra aberto são condições que costumam favorecer o tênis da iga, ela não ganhou cancun no meio do furacão à toa! mas eu não gosto desse tipo de “e se” porque é um exercício mental que simplesmente não vale a pena, a iga não pisou na philippe chatrier nesse sábado, não tem por que colocar ela no meio disso. não era a iga ali, era você aryna!
adiciono que a última final que a iga jogou, ela perdeu justamente pra coco (parece mentira, mas ela disputou a final da united cup em janeiro). mas, bom, era quadra dura, iga jogando pela polônia, outra história completamente diferente. iga świątek nunca perdeu pra coco gauff em roland garros. iga świątek ainda não perdeu finais de slam.
no final das contas, acho que o maior problema dessa fala não é o conteúdo, se é verdade ou não, já que não sabemos o resultado de algo que nunca aconteceu, mas sim o fato de ela trazer a iga pro meio disso, como se a coitada já não tivesse problemas o suficiente. eu confesso que acho bonito como a aryna não esconde como a iga fez ela evoluir como tenista, e talvez essa fala dela venha justamente do fato de que ela já viu a iga ganhar tantas finais, enquanto ela mesma ainda perde muitas. a iga tem tido muitos problemas de maluquice da cabeça nos últimos tempos, mas em finais ela ainda detém um recorde de 22-4, 5-0 em slams. porra. só perder quatro finais e só uma de big tournaments? it girl. a sabalenka tem 20-18. não acho absurdo pensar que alguém que nunca perdeu uma final de slam venceria novamente!
enfim, uma fala sem noção, mas não necessariamente mentirosa ou absurda.

conditions were terrible, and she simply was better in these conditions than me. I think it was the worst final I ever played. – aryna sabalenka
nenhuma mentira aqui, estava ventando horrores e para alguém cujo jogo é extremamente dependente do saque é um pesadelo. falas sobre condições de jogo sempre são polêmicas, já que as condições são as mesmas pras duas tenistas. mas não podemos fingir que às vezes o estilo de jogo de uma delas é mais prejudicado, que foi o que aconteceu com a sabalenka. com o teto fechado e sem vento ela fez zero erros não forçados no terceiro set contra a iga, sabe? não precisamos fazer tanto esforço pra entender.
por outro lado, não sei se foi a pior final que a sabalenka já jogou, confesso que eu ainda acho a final do us open de 2023 BEM pior! a sabalenka errou mais em roland garros, mas no us open a coco fez 5 winners, sabe, em 3 sets. ugly tennis, ugly tennis!
semelhanças entre esses dois jogos, a presença de coco gauff do outro lado da rede. se eu fosse a aryna eu simplesmente não iria mais querer ver a cara da coco numa final de slam.
“she won the match not because she played incredible, just because I made all of those mistakes, from if you look from the outside, from easy balls.” – aryna sabalenka
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. acho que as ofensas de sore loser tem mais sentido aqui, apesar de a fala sobre a iga ter feito mais barulho. meu deus. a aryna é MUITO. SEM. NOÇÃO.
primeiramente, eu acho que a coco fez um jogo incrível, sim, o problema é que o jogo incrível dela ainda é feio e horroroso. a coco jogando bem não é fazendo winners, indo pra rede, dando slice ou qualquer tipo de coisa que você espera da karolina muchova. também não é ser ball basher como a própria sabalenka. a coco jogando bem é isso aí, correr uma maratona por jogo, cansar a adversária, prolongar o ponto até ninguém mais ter paciência e fazer um erro não forçado. e jogar assim é custoso, é difícil, não à toa ninguém é tão bom em ser pusher como ela. a coco provavelmente tem a melhor movimentação em jogo na tour no momento, ela tem pulmão e perna pra chegar em qualquer bola. ai, se vocês soubessem como me dói dizer isso… volte iga.
só nas últimas semanas nós vimos outros dois jogos terríveis dela contra duas top 10, zheng (semi de roma) e keys (quartas de roland garros). ganhou os dois. mérito dela. a coco tem esse superpoder de jogar um tênis feio, mas fazer a adversária jogar pior ainda. o problema é que os americanos doentes não entendem isso e acham que todo mundo tem que achar bonito só porque ela ganhou. quem vai discutir com americano sem noção? eu que não.
por outro lado, acho que a sabalenka não está errada quando diz que errou demais em bolas fáceis. errou demais por falta de cérebro, o que costumava acontecer muito lá em 2023, quando ela perdeu duas semifinais e uma final de slam. também não é como se a coco fosse imbatível no saibro, ela perdeu a final de madrid pra própria sabalenka – não vi, porque tenho mais o que fazer e muita inveja no coração – e a de roma pra paolini – minha nova inimiga. acho que a postura dela em quadra deve ter contribuído muito, é deprimente ver ela se lamentando, gritando e xingando o box após qualquer errinho. além do fato de ser um slam, e um slam que parecia MUITO difícil de vencer considerando o histórico da iga. depois de anos vendo a iga ganhar roland garros, ganhar a semifinal dela e mesmo assim isso não ser o suficiente? triste, apenas triste.

num geral, eu acho que foi uma conferência de imprensa somente inoportuna, como são a maioria das conferências de imprensa com os perdedores de slam. o problema é que a aryna foi honesta demais e agiu como se ela não fosse famosa. ai porque ela é má perdedora, ai porque ela não reconhece os esforços da adversária. é? e daí? é crime? é contra as regras da wta? não? então deixa a coitada. a sabalenka é TÃO conhecida por falar coisas no calor do momento e ser sincera, as pessoas amam ela por isso. de repente é um problema? todo mundo sabe que ela não pensa pra falar!
eu acho que ela tem falas sem noção, sim. não é de hoje que ela fala algumas coisas que não pegam bem. não acho que as de hoje foram tão absurdas assim pra quem acabou de perder sua segunda final de slam SEGUIDA. sinceramente, se fosse eu no lugar dela, eu estaria mandando a coco pra puta que pariu e pedindo pra ela me agradecer por ter dois slams.

penso que é muito fácil falar como alguém deveria agir na frente das câmeras após uma derrota humilhante quando você mesmo está no conforto do seu lar e nunca disputou nem uma final de interclasse. ninguém que tá reclamando é atleta de alto rendimento e sabe o que é perder dessa maneira. todo atleta é um pouco egocêntrico. eu não acho que pensar que você merece ganhar e que o jogo dependia da sua raquete seja algo taaaao reprovável. é feio? é, mas quem não tem sentimentos feios? nós só não contamos isso pra jornalistas.
para você chegar no topo é necessário ter MUITA confiança no seu próprio trabalho. se a aryna não achasse que ela deveria ganhar era melhor ela nem estar ali. profissionais entendem o jogo de uma maneira que nós meros mortais nunca saberemos, e eu diria que profissionais tão dominantes como a aryna entendem de forma ainda mais complexa.
I mean, I don’t agree with that. I’m here sitting here. Last time I played — no shade to Iga or anything, but I played her and I won in straight sets. Yeah, I don’t think that’s a fair thing to say, because anything can really happen. – coco gauff
ah, mas a própria coco é muito vencedora e também reclamou! pois é, mas a aryna estava falando DIRETAMENTE dela, neee? se alguém falasse merda de mim eu também reclamaria, acho até que ela foi educada. a pobre da iga sendo assunto numa final que ela nem jogou… a coco falando no shade, ai, odeio americano. enfim, se eu fosse a coco estaria pensando em como a sabalenka é invejosa, mas acho que esses comentários não importariam muito se eu tivesse acabado de ganhar meu segundo grand slam aos 21 anos.
por outro lado, a coco também não sabe o que é perder uma final de slam dessa forma! a final de slam que ela perdeu em 2022 saiu da raquete da iga. omg. eu sinto tanta falta dela disputando uma final.
como eu estava dizendo no meu bluesky, precisamos da iga de volta ao seu melhor tênis para nos prevenir dessas aberrações. iga não defendeu o us open dela em 2023, ganhamos a pavorosa final coco x saba. iga não defendeu o roland garros dela em 2025, ganhamos a pavorosa final coco x saba. a wta não merece isso, dói demais, é muito feio. esse match up foi feito nas profundezas do inferno.

o lado bom de tudo isso é que os fãs da sabalenka devem estar querendo arrancar os cabelos. não há fanbase mais malvada do que a deles, e olha que eu tenho experiência! sonho: extraditar os brasileiros fãs da sabalenka todos pra bielorrússia.
de qualquer forma, já temos outro slam em menos de um mês! a sabalenka não vai poder remoer essa derrota por muito tempo porque wimbledon já começa dia 30. eu espero muito que a final seja melhor e que as chaves sejam mais equilibradas. foda é que as últimas finais de wimbledon foram chatas demais, ou era a ons amarelando ou era a paolini fazendo nada na quadra. talvez o problema seja esse torneio também, grass is for cows!

beijo, beijo, espero voltar em um momento mais oportuno!
obs: sou invejosa, sei que esse texto está cheio de veneno pra coco, não tenho vergonha e também não quero nem ver ela segurando a taça!

Leave a comment