olá, amigas, tudo bom? acho impossível pois está fazendo um calor HORROROSO. qui odio. impossível ter paz no verão quando você mora em minas gerais. o pior é que o final de semana vai ser todo chuvoso, justamente quando eu ia tomar sorvete com mis amigas. eu não posso ser feliz? tomar um sorvetinho azul? anteontem eu abri meu guarda-roupa e uma parte dele soltou e caiu na MINHA CABEÇA. um pedaço de madeira grandão. chorei tanto kkkkkkkkkk ¿qué he hecho yo para merecer esto? (1984) dir. pedro almodóvar. mas tudo bem, agora estou ouvindo o lilac pois a iu cura onde dói.
além disso, as aulas presenciais da ufmg vão voltar dia 28 de março, ou pelo menos dizem que vão kkkkkk e eu preciso de arrumar um teto pra morar em belo horizonte. se você nunca teve que procurar um lugar para alugar, agradeça, pois é insuportável. eu só queria poder morar SOZINHA! mas não posso. os aluguéis naquela cidade são um absurdo, e ainda mais nos bairros que eu estou procurando. meu sonho morar num apartamento de janelas enormes, chão de tábua corrida, com mobília colorida em tons pastéis, vários espelhos, quadros na parede e uma varanda! nada muito grande, mas aconchegante. aiaiaiaiaiaiai, nervoso. a puc minas ia voltar semana que vem, e aí HOJE disseram: não vamos mais! se a ufmg fizer isso eu juro que pulo da janela. mais um nervoso pra passar.
bom, pelo menos MEU WHEE ESTÁ A CAMINHO DO BRASIL!!! o álbum foi enviado exactamente no dia 19/01, quando eu disse que ele nem tinha sido enviado kkkkk! amo. ele é tão bonito e grandão, fiquei ainda mais animada depois que vi o unboxing (o meu é o roxinho!). falando Nela, a wheein GANHOU UM TROFEUZINHO! e ainda foi no m countdown, o music show da maior máfia sul coreana, e não no the show!!! o mais pobre de todos. que saborrrrrrrrrr. a gata vazou da rainbow bridge e logo no primeiro lançamento conseguiu um primeiro lugarzinho, olha só o que vocês perderam, losers! ainda está promovendo horrores, hoje ela foi no programa do kihyun e do changkyun, e o changkyun disse que wheein é um nome bonito e perguntou se ela BEBE UÍSQUE? o que é isso, você quer namorar ela também? pelo amor de deus, é o sonho da paola moomoobebe.
eu não sei o quão a sério estamos levando os music shows nesse momento kpopístico, mas ela deve estar levando, porque chorou horrores e em todas as fotos ela está com a cara inchada kkkk fofaaaa.

o mamamoo tem ¾ das integrantes com trofeuzinho em music shows (sim, meu deus, a solar ganhou com a 01 música dela), e me contaram que nenhum grupo até hoje conseguiu #1 com trabalhos solos de todos os membros. agora só falta a byul, mas parece que isso é assunto proibido e se você falar isso perto de um mumu fã da byul você leva uma paulada na cabeça. caras, nem a hwasa promoveu a música dela direito, tudo bem que ela escolheu uma title track com brincadeirinha falando que I’m a B (de brilhante!), mas putz a gata famosona e mesmo assim teve uma promoção de centavos. onde será que está o problema não é mesmo. fãs malucões jurando que ninguém liga pra moonbyul e que a wheein é muito mais amada kkkkkkkkk! parece até piada. losers! vão ver o mv 5000x em vez de encher o saco! losers losers losers! por isso sou fã independente.

ultimamente estou passando por uma crise cinéfila, acho que é porque estou bem investida em my mister e são 16 eps de 1h20 então estou sem paciência pra outras ficções. pra não parecer que só ligo a tv pra ver novela coreana (verdade), estou investindo em documentários! posso pausar quando eu quero sem perder o fio da meada e está tudo bem. esses dias vi “a última floresta” (2021), dirigido pelo luiz bolognesi, que na verdade é roteirista e escreveu algumas jóias do cinema nacional como “bicho de sete cabeças” (2000), “como nossos pais” (2017), turma da mônica – laços (2018) e claro kkkkkk o filme que tem o FIUK BLOGUEIRO “as melhores coisas do mundo” (2010). ele também dirigiu um documentário chamado ex-pajé, que é bem famoso, mas eu não assisti. “a última floresta” é meio diferenciado, porque tem umas partes de ficção com atores atuando, então tem um “roteiro”, assinado pelo próprio diretor e pelo davi kopenawa, um dos maiores líderes indígenas do país. o filme é basicamente sobre o cotidiano e a origem dos yanomami (a parte com atuação), e foi baseado no livro “A Queda do Céu – Palavras de um Xamã Yanomami”, que por um acaso é o próprio davi kopenawa.

o filme estreou no festival de berlim do ano passado, e foi o único representante do brasil. pra ser sincera eu não sabia disso, parece que berlim ano passado não fez muito barulho? eu só vi petite maman e esse. enfim, o documentário ganhou o prêmio do público! depois passou por vários festivais, inclusive ganhou melhor filme no SEFF (seoul eco festival film). foi lançado no brasil no “é tudo verdade – festival internacional de documentários”, para enfim chegar agora na netflix br.
eu gostei bastante, tem uma pegada bem etnográfica mas sem parecer que o diretor era um completo estranho ali, acho que isso aconteceu justamente pela produção do filme ter a colaboração do davi kopenawa. a fotografia é belíssima, de uma maneira que você não espera muito de documentários. dá aquela vontade de chorar né, ainda mais quando sobem as letrinhas do final jogando na cara as desgraças que ocorreram desde 2019 no território dos yanomami. meu deus que odioooooooooooooooo.

também assisti “un pays qui se tient sage” (2020), que estranhamente foi traduzido como “the monopoly of violence”, quando a tradução direta é “um país que sabe se comportar”. a tradução faz sentido, pois o documentário é sobre violência policial, mas “um país que sabe se comportar” é bem mais impactante. pelo menos eu acho. sei lá, deve ser coisa dos próprios idealizadores kkkkkk enfim é uma produção francesa sobre os protestos dos coletes amarelos que começaram em 2018. estreou na quinzena dos realizadores, a quinzaineTM, também conhecida como a mostra indie de cannes.
é bem pesadinho em alguns momentos, pois tem várias gravações amadoras cheias de sangue. é um documentário mais engessado, o clássico fulano sentado em uma sala vazia contando a experiência dele, ou conversando com outro convidado. o bom (ou ruim? passei raiva) é que tem uns malucões que falam nossa tem que bater mesmo! ordem é necessária! kkkkkkkkkk coitada da mulher que teve que entrevistar esse arrombado. tem um momento que alguém diz que tudo começou a dar errado na frança a partir de 2014, quando eles foram “rebaixados” e deixaram de ser considerados uma democracia plena e passaram a ser uma democracia imperfeita. eh gatos kkkk calma galera tudo vai melhorar depois da copa de 2014 (pelo menos os franceses tiveram 01 copa!). alguém também comenta que o pasolini disse que preferia apoiar o policial filho de pobre do que o estudante filho de advogados (em 68, provavelmente) e eu fiquei ???? PORQUE O TRUFFAUT DISSE A MESMA COISA? puta que pariu. cineastas burros demais. a pessoa confundiu o diretor ou eram dois burros mesmo? não sei.
acho que também vale a pena assistir a esse, apesar de ser um pouco cansativo é bem elucidativo e tem até A MOTHERFUCKING BRAZILIAN REFERENCE! a mulher começou a ler e eu pensei nossa verdade mesmo quem disse isso? o bourdieu? MAS NÃO! foi o dom helder câmara:
“Existem três tipos de violência. A primeira, mãe de todas as outras, é a violência institucional, que legaliza e perpetua a dominação, a opressão e a exploração, que esmaga e mata milhões de homens em suas rodas silenciosas e bem lubrificadas. O segundo é a violência revolucionária, que surge do desejo de abolir o primeiro. O terceiro é a violência repressiva, cujo objetivo é reprimir o segundo, tornando-se auxiliar e cúmplice do primeiro, que engendra todos os outros. Não há hipocrisia pior do que chamar de violência apenas a segunda, fingindo esquecer a primeira, que dá à luz, e a terceira que a mata”.
dom hélder câmara
gente, pelo amor de deus, este homem lutou contra a ditadura (ok, sabia) mas na década de 30 era INTEGRALISTA. descobertas em cataguases – mg. nessa citação aí de cima ele lacrou demais, então como pode, meu deus, ser integralista!? não tem jeito com a igreja católica mesmo. enfim, as letrinhas que sobem no final desse documentário são tragicômicas, trágicas porque eles apresentam os dados da violência policial nesses protestos e a quantidades de braços amputados e olhos perdidos, e cômicas porque aparecem AS DEZENAS de líderes políticos e membros da polícia francesa que se recusaram a dar uma palavrinha kkkk losers. o documentário está disponível na mubi, assim como o próximo que comentarei.

“solutions locales pour un désordre global” (2010), ou “soluções locais para uma desordem global”, ou “think global, act rural”, é um documentário francês sobre a produção de alimentos global, e como está TUDO errado. quem poderia imaginar? acho que dos três esse foi o que eu mais gostei, parece uma gigante reportagem do globo rural, o que não é algo ruim, porque o globo rural LACRA DEMAIS! não é à toa que passa seis da matina no domingo, que é pra ninguém assistir. estamos vendo globolixo. também pareceu uma aula da minha professora de geografia do cursinho, saudades de falar mal da monsanto com Ela :(( um beijo miriam!
apesar de ser francês, a diretora coline serreau surpreendentemente dá mais ênfase a agricultores de outros países. que coisa engraçada, um europeu sabendo que o mundo não se resume à metade da europa e estados unidos! e que a frança não se alimenta sozinha! inclusive, tem MUITO BRASIL. obrigada por tudo mst. também mostra bastante da agricultura na índia e um pouco na ucrânia. falam até do lula, pelos motivos errados (o sonho do etanol), mas né… que vontade de chorar. o documentário é bem expositivo, em alguns momentos até demais (joguem panchagavya no gugu). eles te mostram de verdade “olha, este solo está morrendo, todo solo de agricultura intensiva está morrendo também. e nós vamos todos morrer juntos!@!!1”. tem alguns momentos dedicados aos animaizinhos também, mas creio que ficou mais em segundo plano.
descobri muita coisa assistindo, tem muitos pesquisadores, fundadores de movimentos agroecológicos, pequenos agricultores etcccc então é bem completo. mostram vários absurdos do modelo agropecuário pós segunda guerra mundial e como ele não faz o menor sentido. o filme é de 2010, então já deu pra mudar bastante coisa, mas ainda assim valeu muito a pena. quis eu mesma me mudar pro campo e iniciar minha plantação de batatas orgânicas. aiai caras, 2022 e a gente tendo que morar em pais que depende de agronegócio assassino. pois morra você agronegócio morra morraaaaaaaaaaaa.
vou ficar por aqui, queria comentar alguns dramas de fevereiro que quero assistir, mas fica pro próximo post. beijos! morra calor morra!!!!!!!!!!!!!!

Leave a comment