olá, amados, como vão? estava pensando em escrever algo pro blog faz algum tempo mas nunca consigo porque tudo parece meio chato de escrever, mas vamos tentar!!! então, vamos falar de esportes!!! aaaaaaaaaaaaaaaaaa eu nunca falei de esportes por aqui, porque sinto que já falo demais sobre futebol e todo mundo me odeia por causa disso, eu não pedi pra ser assim! espero que no fundo vocês não me odeiem tanto. o tópico de hoje é natação, depois de uma semana frenética de competição, as provas acabaram e agora tem um vazio gigante no meu coraçãozinho. eu queria escrever algo, mas só conseguia pensar em nadadoras, então a gabi falou pra eu escrever sobre elas! já sabem quem culpar.
vamos começar futebolisticamente, depois de um final de temporada salvo pela dfb pokal do borussia dortmund e pela classificação pra ucl, junho foi chato DEMAIS pra paola boleira. a eurocopa foi bem morna e com poucos jogos realmente bons, e quanto à copa américa não preciso nem comentar né? só coisa errada, assisti às duas competições só porque preciso de um esportezinho pra me manter sã. graças a deus, finalmente chegou julho e os jogos olímpicos começaram!!!
não vou mentir, essas olimpíadas não são o que a gente queria, longe de ser, muita coisa fica EXTREMAMENTE sem graça sem público, principalmente modalidades coletivas em que o apoio da torcida é característico. pra mim, fica parecendo um eterno treino, e olha que eu já estou acostumada a ver futebol com arquibancadas vazias e gritinhos ecoando pelo estádio. acompanhei a abertura e fiquei Tá, será que meu espírito olímpico vai aflorar ou essa festa virou um enterro? afinal, ainda estamos numa pandemia.
acontece que aflorou sim. após ignorar o primeiro dia de competição, eu estava sem nada pra fazer no sábado, então resolvi colocar no skate street, já que me contaram que poderia rolar a primeira medalha do brasil. e não é que rolou? duas vezes ainda. gabi e mariana também estavam comentando bastante, então quis me juntar às minhas bffs. assisti ao skate, vôlei, judô, futebol, surfe… mas o que realmente fez meus olhinhos brilharem foi a natação. pura serotonina. como é que pode isso, logo o esporte em que os estados unidos ganham metade de suas medalhas.
assistir natação é muito legal, que raiva!!! existem poucas coisas tão CoolTM quanto o desfilinho dos nadadores se apresentando, o uniforme da china então? putz, o pior é que eu nem acho fotos porque o casaco chiquérrimo que eles usam é diferente do que é usado no pódio, mas saibam que é lindo. então vamos aos meus comentários extremamente tendenciosos, meu blog, minhas regras. natação é o segundo esporte que mais rende medalhas, depois do atletismo, que é divido em várias coisinhas e pessoas correndo e pulando de diferentes maneiras. em tóquio, foram TRINTA E CINCO FINAIS de natação (mais as duas maratonas aquáticas), já que adicionaram algumas provas, ou seja, mais de cem medalhas, nem existe isso. infelizmente, os estados unidos foram espertos nessa.
já que falei das pragas, tenho que começar ledeckyzando. ai meu deus, como isso aconteceu? bom, conto pra vocês que aconteceu em 2015, quando do nada eu resolvi assistir ao mundial de esportes aquáticos, em kazan. acho que foi por causa do tom daley, do salto ornamental, não sei, só pode ter sido… enfim, eu aproveitei pra assistir diversas provas da natação e achei muitoooo divertidas as provas longas. nesse mundial, a madame katie ledecky ganhou Apenas os 200m, 400m, 800m e 1500m livres, além do revezamento 4x200m livre kkkkkkkk pelo amor de deus??? me contaram que essa foi a primeira vez que um nadador conseguiu essa proeza, acontece. e ela tinha, atenção, DEZOITO ANOS. como eu não era uma jovem invejosa, eu achei muito chique e lindo uiiii ela nadando horrores como se não fosse nada. tendo isso em mente, sou culpada por ter me apaixonado por uma nadadora dos estados unidos? não sou!!! e eu tinha 14 anos!!! e ela tem 1,83 de altura!!! e é pisciana!!!
depois disso ela ganhou várias coisas, incluindo 5 medalhas no rio (veja a imagem acima!), quatro ouros (200m, 400m, 800m e 4x200m) e uma prata (4x100m), sendo que ela já tinha competido em londres também, onde ela ganhou os 800m no auge dos 15 aninhos. a gata só foi saber o que era perder em 2017, quando a federica pellegrini deixou ela pra trás nos 200m livre no mundial de budapeste. alguma hora ia acontecer né, quem é que nada tantos metros assim? no mundial de 2019, em gwangju, ela pegou uma virose, passou mal horrores e foi parar no hospital. obviamente ela não pôde nadar todos os eventos, incluindo os icônicos 1500m, mas ela VOLTOU pra garantir a medalhinha de ouro nos 800m livre. kkkkk louca? *everaldo’s voice* KATIE LEDECKY, VOCÊ É RIDÍCULA!!! seguem os melhores tempos dos 800m de todos os tempos, já que o wordpress não deixa eu colocar legenda nessa foto. estou falando que ela é doida:
ok, beleza, aconteceram mais coisas, em 2018 ela finalmente se tornou uma nadadora profissional, porque antes ela nadava por stanford na ncaa, a liga universitária dos eua, em que os atletas são amadores e não podem assinar contratos profissionais com empresas e patrocinadores, ou seja, não podem ganhar dinheiros nadando. a gata, medalhista olímpica, disse que não estava preparada pra ser profissional quando entrou na universidade. imagina você está lá nadando pela sua escolinha e do seu lado está a katie ledecky? me poupe, mas ela queria ir pra universidade, estudar em stanford, pipipi popopo, quem sou eu pra dizer que não pode? hoje, ela já está formadíssima, ela é psicóloga, amores!
empolguei, mas vamos finalmente falar de tóquio. tudo começou meio esquisito, a primeira final que ela nadou foram os 400m livre e… ela perdeu né. não é à toa que o treinador da ariarne titmus, que ficou com o ouro, fez aquele escândalo básico que viralizou no twitter, já que esses são os primeiros jogos olímpicos da titmus e a ledecky nunca tinha perdido uma prova individual nas olimpíadas. ok, anotado, vamos nadar então a final dos 200m livre, E ELA NÃO PEGOU NEM PÓDIO MEU DEUS DO CÉU, FICOU EM QUINTO. FOI AQUELA PESSOA DO TWITTER QUE ZICOU ELA! e a titmus ganhou de novo!!! pela primeira vez na carreira, katie ledecky saiu da piscina sem uma medalha:
“I don’t want anyone to feel sorry for me, or feel like silver or any other medal besides gold is a disappointment or anything. I would much rather people be concerned about people who are really, truly struggling in life. Just because I’ve won golds all the time leading into that doesn’t mean the silver doesn’t mean something to me.” katie ledecky
extremamente lúcida caras, o pisão nos estadunidenses insuportáveis que acham que prata e bronze não significam nada, não é à toa que ela voltou lá uma hora depois da derrota pra nadar os 1500m. como sempre, ela nadou tranquilamente quase sem mexer as perninhas durante a prova toda, com aquela vantagem sinistra de meia piscina que ela sempre tem nessa prova (mentira, não meia piscina, mas é engraçado do mesmo jeito). a primeira campeã olímpica dos 1500m feminino só podia ser ela mesmo, ninguém gosta de ficar nadando por 15 minutos direto tanto assim, colocaram essa prova nos jogos olímpicos só pra katie ledecky nadar muito em tóquio. agora ela é campeã olímpica em quatro distâncias diferentes??? repetindo, como pode isso…
no mesmo dia, ela ainda nadou as preliminares do revezamento 4×200, e na final quase catou o ouro da china sozinha, nadando loucamente na última volta. infelizmente, eu NÃO VI ISSO, porque olhei os horários errados e fui dormir kkkkkkkkk que ódio, perdi o pódio da china!!! vou contar sobre mais tarde. bom, a katie tentou né, e roubou a prata das australianas. o último dia de competição pra ela significava defender o bicampeonato dos 800m livre, e como eu contei ali em cima, ela simplesmente nunca perdeu essa prova em mais de dez anos, e não deu outra: tricampeã olímpica aos 24 anos! aiiii, como eu adoro mulheres talentosas.
é isso, katie ledecky nadou cinco finais, onze eventos entre preliminares, semifinais e finais (mais de 6km???), ganhou quatro medalhas, dois ouros, duas pratas, é agora a nadadora com mais ouros individuais (seis), nada mal! ela queria levar pra casa cinco ouros, e é óbvio que ninguém esperava que ela fosse perder os 400m e ficar fora do pódio dos 200m, mas acontece, tem outros troféu, literalmente. alguma jornalista insuportável dos estados unidos teve a coragem de perguntar se ela ia APOSENTAR depois de tóquio, APOSENTAR AOS 24 ANOS, é mole? a gata só riu (mentira, ela também disse que obviamente quer ir pra paris, e talvez los angeles).
pelo amor de deus, escrevi mais de 1000 palavras já, E SÓ FALEI DA KATIE LEDECKY. vamos para o próximo tópico: ZHANG YUFEI. a china surpreendeu horrores na natação, já que o principal nadador deles, o sun yang, está fora das piscinas até 2024 por um caso estranhíssimo de doping. dos três ouros da natação chinesa em tóquio, dois vocês podem colocar na conta de zhang yufei (o outro é do wang shun, que venceu *apenas* os 200m medley, a prova que o michael phelps ganhava desde 2004), e das 6 medalhas totais, quatro são dela. enfim, a minha mais nova paixão olímpica chegou em seus segundos jogos com sangue no olho pra ganhar uma medalhinha, já que apesar de ter levado o bronze nos 200m borboleta e em um revezamento em kazan, no rio não deu pra ela. em sua primeira final em tóquio, pelos 100m borboleta, ela ficou em segundo lugar e garantiu a primeira medalha da china na natação, ficando atrás da margaret mcneil, do canadá.
nada mal pra um começo de competição, apesar de que ela queria o ouro. ainda tinham mais quatro provas pela frente, os 200m borboleta, o 4×100 medley misto, o 4×100 medley feminino e os 50m livre. beleza, classificada pra final dos 200m borboleta, a gata foi lá e TROUXE O PRIMEIRO OURO PRA CHINA NA NATAÇÃO. ai, lenda demais, ainda quebrou o recorde olímpico. porém, olímpiadas é um negócio meio imprevísivel às vezes, então… assim que ela saiu dos 200 borboleta contaram pra ela que ela ia nadar a final do 4×200 livre (o time chinês foi outro nas preliminares). a menina só nada borboleta e no máximo os 50m livre, ELA NÃO TINHA TREINADO TANTO CRAWL!!! mas deu bom, galera.
lembram da prata do revezamento da ledecky? então, foi nessa prova aí. a china simplesmente levou um ouro inédito nesse revezamento, e ainda por cima quebrou o recorde mundial. a austrália era favorita, e os estados unidos logo atrás, sendo as únicas equipes a ganharem a prova nas olimpíadas até então, não preciso falar que ninguém esperava que a china fosse ficar com o ouro. a disputa pela primeira posição foi bem frenética, com as três equipes do pódio quebrando o recorde mundial anterior, que era da austrália. segundo a li bingjie, bronze nos 400m livre, a tática da equipe chinesa seria tentar o terceiro lugar, que elas já tinham conseguido nas eliminatórias:
“We knew Zhang would be swimming in the relay, but the coach told us not to tell her,” said Li Bingjie, who swam the anchor leg for China. “She was the last one to know. We didn’t expect to win the gold. We just tried to finish third because Australia and the United States are very strong. We were inspired by her 200 butterfly and we were excited. It made us determined to do our best at the relay.” – li bingjie
ai gente simplesmente incrível uma zebra dessas, quebrar o favoritismo da austrália e dos estados unidos é bom demais, não acredito até agora que perdi essa prova. como eu já disse, a ledecky nadou horrores nesse revezamento, nadando os 200m em 1:53.76, enquanto na prova individual ela fez em 1:55.21, com esse tempo ela pegaria a prata no individual!!! nem assim ela conseguiu arrancar o ouro da china, as gatas nadaram demais. enfim, se a ledecky não conseguiu fazer uma dobradinha de dois ouros em menos de uma hora, com os 200m e 1500m, a yufei conseguiu!!! e ela nem sabia que ia!!! ela não ironicamente disse: “I didn’t even know how to swim the 200 free, although I have the training qualities and levels for the 200m distances.” a gata disse que NÃO SABIA NADAR OS 200M LIVRE, foi lá e ganhou apenas o ouro, aiaiai yufei, só você mesmo, e suas amigas de time, óbvio.
ai, muito lindas, se eu tivesse assistido ao vivo acho que chorava. sim, eu adoro biscoitar a katie, mas reservo minha torcida pras provas individuais, e ela já tinha levado prata em revezamento antes. não tem como não comemorar a vitória das chinesas nessa prova, aiaiai, eu amei. depois disso, a yufei ainda tinha três provas pra disputar, na semifinal dos 50m livre, ela empatou em oitavo com a wu qingfeng, e como só oito vão pra final, elas teriam que nadar o desempate. entretanto, já que as duas são chinesas, aparentemente a yufei abriu mão do desempate e ficou de fora da final. fofa, mas queria ver mais uma provinha individual dela. ela nadou mais dois revezamentos medley, e garantiu a quarta medalha no revezamento misto, que estreou nas olimpíadas esse ano. o time da china levou a prata, dividindo o pódio com a grã-bretanha, em primeiro, e a austrália, em terceiro. pra fechar, ela nadou o revezamento 4×100 medley feminino, mas não deu pras chinesas, que ficaram em quarto na final.
quem amou? de acordo com a yufei, no rio ela ainda era um “recém-nascido”, e não tinha noção do quão difícil seria levar uma medalha pra casa. após um ciclo olímpico infinito de 5 anos, ela volta pra china com 4 medalhas, duas de prata e duas de ouro, além de um recorde mundial e um olímpico. lindíssima, tanto ela quanto a ledecky queriam ganhar Mais, mas quatro medalhas não é pra qualquer um, tanto que só a emma mckeon (com SETE MEDALHAS) e o caeleb dressel (cinco) têm mais medalhas nos jogos olímpicos de 2020. a titmus também encerrou a participação dela com quatro medalhas, nada mal pra quem acabou de chegar nas olimpíadas! confesso que eu queria ver mais da sarah sjöström em tóquio também, mas ela escorregou, quebrou o braço e só voltou a nadar em junho, é mole? mesmo assim, ela ficou com a prata nos 50m livre.
nossa, gente, por que eu escrevi tanto? ninguém vai ler, mas daqui três anos nos jogos de paris eu posso reler e pensar kkkk nossa, paola, você estava emocionada mesmo. e estou! espero assistir ao mundial ano que vem e torcer pelas rainhas de novo. vamos ver no que dá, pelo menos no mundial de esportes aquáticos, que vai ser em fukuoka, não vão obrigar os atletas a nadarem finais de manhã, estadunidenses canalhas. o bom da natação é que você não tem que dedicar tanto tempo e passar tanta raiva quanto com Certos esportes. bom, não tem nem comparação também. vocês podem pensar que eu só assisti às provas femininas, mas NÃO, eu assisti a quase tudo!!! inclusive, ainda estou em êxtase com as medalhinhas do fernando scheffer e do bruno fratus pro nosso bronzil, pra mim foi ouro e pronto, acabou.
tchau, se alguém leu até aqui parabéns, vamos conversar sobre nadadoras. alguma nadadora quer namorar comigo. tão lindos os braços. e os ombros. não imaginava que esse seria o maior post do blog, sim eu fico doida falando de esportes! se tiver algo escrito errado é uma pena, mas me avisem, porque meu olho já tá até virando de tanto escrever.
beijos da paola olímpica

Leave a comment